boule

βουλή era a assembleia deliberativa, a sede de deliberação. βουλευσις é o ato de aconselhamento e deliberação qua nomen ationis. A deliberação é um processo e é, assim, o que serve de base fundamental a toda a decisão. Não há decisão sem deliberação. A decisão é a expressão autêntica e o culminar do processo de deliberação.


πρoβεβoυλευµένoν. Littéralement : délibéré avant. βoύλευσiς: délibération.


gr. βούλεσιs, boúlêsis, boúlesis (he): vontade espontânea, diferente da vontade deliberada (proaíresis). É, de alguma maneira, um desejo afirmado, que não obedece à razão (Platão, Leis, III, 687e). O querer em Platão se refere a algo bom.


gr. βούλευσις, boúleusis: deliberação, reflexão. O ato intelectual da deliberação é o exame de uma proposição, de uma tese ou de um assunto com vistas a uma decisão.


βούλησις é um propósito, um desejo, uma intenção. Escolhemos o substantivo «anseio» para o traduzir, para assim o diferenciarmos de termos afins. O anseio é a relação que o Humano tem com o impossível. [CaeiroEN:290 Nota]


Ici apparaît pour la première fois le terme de boúlēsis, « volonté ». Il s’agira, dans la suite du texte, de déplacer ce terme du domaine de la psychologie, à savoir la volonté de l’âme humaine, vers le domaine de la métaphysique, à savoir le sens que peut prendre la volonté en l’Un.


De maneira conclusiva, Aristóteles determina a εὐβουλία (boa deliberação) da seguinte maneira: [citação em grego] «Por conseguinte, se ο bom aconselhamento é um traço característico do homem inteligente, então se pode dizer: a boa deliberação é uma correção com vistas àquilo que serve a um fim, àquilo sobre o que a inteligência tem uma opinião verdadeira» – Ética a Nicômaco 1142b31ss.). “A εὐβουλία (boa deliberação) é a correção com vistas àquilo que contribui para o fim”, para o levar-corretamente-ao-fim uma ação. [Heidegger, GA19MAC:175]

,