Da perfeição do Um irradia a vida do Princípio Intelectivo: a Alma Absoluta, receptora de todas as Ideias.
Assim como a vida do Princípio Intelectivo é determinada por todas as Ideias, reciprocamente todas as Ideias são tornadas vivas e possibilidades ou presenças permanentes dentro do Intelectivo pela Alma.
Citação de V.9.14: E antes da Alma particular há outra Alma, uma universal, e, antes dessa, uma Alma Absoluta, que é a Vida existindo no Princípio Intelectivo antes que a Alma viesse a ser e portanto corretamente chamada (como a Vida no Divino) a Alma Absoluta.
Considerada mais precisamente como o Intelecto da Alma, a Alma Absoluta é uma Presença eterna, total e inextensamente presente no Agora.
Citação de III.7.3: Vida—instantaneamente inteira.
Alma como perfeição passiva; não desce, pois ao descer anularia sua própria Perfeição.
Contudo, a superabundância da Alma doa-se incessantemente; é a corrente inteira da vida enviada por aquele Princípio (V.1.3).
Citação de III.8.5: A fase primal da Alma—habitante do Supremo e, por sua participação no Supremo, preenchida e iluminada—permanece inalteravelmente Lá; mas em virtude dessa primeira participação… uma fase secundária… emana incessantemente como Vida fluindo da Vida— Mas, por mais longe que viaje, nunca atrai aquela primeira parte de si mesma do lugar de onde a emanação começou…