antiguidade:medio_e_neoplatonismo:corpus_hermeticum:poimandres-apostolado

Poimandres Apostolado

Missão apostólica do profeta Poimandres 27-29 27 Tendo assim falado, Poimandres, sob meus olhos, misturou-se com as Potências. E eu, quando dirigi ao Pai de todas as coisas, ações de graça e bênçãos, recebi de Poimandres permissão para partir depois de ter sido investido de potência 1) e instruído sobre a natureza do Todo e sobre a visão suprema. E comecei a pregar aos homens a beleza da piedade e do conhecimento: “Oh! povos, homens nascidos da terra, vós que sois abandonados à embriaguez, ao sono e à ignorância de Deus, sede abstêmios, deixai de chafurdar como crápulas, enfeitiçados que sois por um sono de besta.”

28 Eles então, quando compreenderam, juntaram-se unanimemente a mim. E eu lhes disse: “Por que, oh! homens nascidos da terra, deixai-vos à mercê da morte, se tendes a potência de participar da imortalidade? Vinde e arrependei-vos (metanoia), vós que fazeis rota com o erro e tomastes como companhia a ignorância. Afastai-vos da luz tenebrosa, incorporai-vos à imortalidade, tendo deixado uma vez por todas a perdição.”

29 Então, entre eles, alguns, após zombarem de mim, foram para o seu lado, pois estavam engajados na via da morte. Mas os outros, lançando-se aos meus pés suplicaram-me que os instruísse. Eu então, levantei-os e me fiz guia do gênero humano, ensinando-lhes a doutrina, como e por qual meio seriam salvos. E semeei entre eles as palavras da sabedoria e foram nutridos pela água de ambrósia. Chegando a tarde, quando a luz do sol começou a desaparecer totalmente, convidei-os a render graças a Deus. E quando completaram as ações de graças, cada um foi dormir no seu leito.

1)
dynamotheis, esta dynamis pode implicar poderes mágicos que permitem à alma vencer os arcontes em sua subida para a Ogdoada.
/home/mccastro/public_html/platonismo/data/pages/antiguidade/medio_e_neoplatonismo/corpus_hermeticum/poimandres-apostolado.txt · Last modified: by 127.0.0.1