aristoteles:de-anima:sensorio-aristoteles

SENSÓRIO (ARISTÓTELES)

*De Anima 419b25, tr. Maria Cecília Gomes dos Reis *

O eco ocorre quando o ar em bloco, limitado pelo recipiente e impedido de dispersar-se, é rebatido tal como uma bola. Parece que um eco sempre ocorre, embora não seja sempre distinto, já que no caso do som acontece o mesmo que no caso da luz. Pois também a luz é sempre refletida (do contrário não surgiria luz em toda parte, mas treva fora do ensolarado), embora não do modo como é refletida a partir da água ou do bronze ou ainda de alguma outra superfície lisa, mas de modo a fazer sombra, pela qual delimitamos a luz.

*Sobre a adivinhação através do sono 464a6-11 (tr. Alan Lacey)*

Pois, quando algo move a água ou o ar, isso move outra coisa, e quando esse cessa, acontece que um movimento semelhante se estende até um certo ponto na ausência do original, de modo que nada impede que um certo movimento e percepção alcancem as almas que estão sonhando…

*Problemas 11.6, 899a32-bl7 (tr. Alan Lacey)*

Ou [será que] não apenas aqueles que imitam imitam por esse meio, mas os próprios sons tornam-se mais agudos? A razão é que o ar sendo levado gera o som, e assim como o primeiro , aquele que pôs o ar em movimento, soa, o ar também deve produzir , parte dele causando movimento e parte sendo movido. Portanto, o som é contínuo, porque que move toma o lugar que move , até que se esgote, o que no caso dos corpos é queda, quando o ar já não pode mais impulsionar o projétil, em um caso, ou o ar, em outro. Pois o som vocal contínuo ocorre quando o ar é impelido pelo ar, e o projétil é levado adiante quando um corpo é movido pelo ar. No entanto, neste caso, o mesmo corpo é sempre levado adiante (*pheresthai*), até que caia, enquanto no outro caso , é sempre um ar diferente . E, inicialmente, coisas pequenas movem-se mais rápido, mas por uma curta distância, de modo que vozes à distância são mais agudas e leves, pois o que é mais rápido é mais agudo, como já foi discutido, assim como a mesma causa explica por que crianças e doentes falam em tom mais agudo, e homens adultos e saudáveis em tom mais grave. A razão pela qual não é óbvio para aqueles próximos que a voz é mais grave ou mais aguda, e por que, em geral, a situação não é a mesma que quando objetos pesados são arremessados, é que o objeto pesado é levado sempre como um só e o mesmo, enquanto o som é ar impelido pelo ar. E essa também é a razão pela qual o cai em um [único lugar], enquanto a voz para todos os lados, como se o objeto arremessado, enquanto estivesse sendo levado adiante, fosse infinitamente fragmentado , até mesmo para trás.

aristoteles/de-anima/sensorio-aristoteles.txt · Last modified: by 127.0.0.1