User Tools

Site Tools


autores:damiani:start

Damiani

Ele é um filósofo americano na tradição de Ralph Waldo Emerson, em que se impôs a exigência de reconhecer e investigar a busca do homem por uma vida mais nobre, conforme expressa em suas diversas culturas, religiões e filosofias. Ele estudou com jesuítas cristãos, eruditos hindus, budistas zen e professores da Universidade de Nova York. No entanto, assim como Emerson, ele teve que seguir seu próprio caminho diante da oposição de todos os lados — amigos, inimigos, família e alunos; não por espírito de crítica e rejeição, mas pela necessidade de uma abordagem e compreensão universalistas em nossos tempos, que fluíam de sua visão.

Como outros grandes líderes, ele tinha uma visão enobrecedora, na qual diferentes pensadores, religiões e filósofos podiam pensar juntos, contemplar a divindade juntos, rir juntos, sem abrir mão de sua própria herança, podiam lado a lado enriquecer a vida por meio de suas diferentes abordagens.

Apesar de toda a sua erudição, ele não era um estudioso ou acadêmico, mas mais como um artista que inspirava aqueles ao seu redor a explorar os mistérios do universo, da alma e de Deus. Sempre incentivando, levando a pensar e, no ato de pensar, ele apontava para as implicações mais divinas do homem, a luz de sua alma, sua presença ordenadora e a factualidade dos potenciais superiores de cada pessoa.

Para Anthony, a filosofia era esse aspecto inalienável do homem. Nenhuma escola ou grupo religioso tem o monopólio dela, pois ela flui e segue o próprio espírito da curiosidade e da investigação. Pois, como ele disse certa vez, a filosofia visa formar bons cidadãos, com toda a humanidade e o mundo.

—composto para o serviço memorial de Anthony, em 7 de outubro de 1984, por seu filho, Paul Damiani


autores/damiani/start.txt · Last modified: by mccastro