TÁBUA ESMERALDINA (ZOLLA)
ZollaMO1
*Em um tratado alquímico atribuído a Alberto Magno, é referida a lenda de Alexandre, o Macedônio, que descobre não se sabe onde o sepulcro do filósofo Hermes, repleto de tesouros dourados e entre eles esta tábua, já no século VIII mencionada por escritores árabes. Pode-se remontá-la à época alexandrina.*
É verdade sem mentira, certo e verdadeiríssimo que o inferior é como o superior e o superior é como o inferior para realizar os milagres de uma coisa única e como todas as coisas tiveram início a partir de um por mediação do um, assim todas as coisas nasceram por adaptação deste um.
Seu pai é o Sol, mãe a Lua, o vento o levou no ventre, sua nutriz é a terra, este é o pai de todo talismã ou consumação do mundo inteiro . Sua força é perfeita se convertida em terra.
Separarás a terra do fogo, o sutil do espesso, suavemente, com grande engenho ; ascende da terra ao céu, depois desce novamente à terra e recebe a força dos superiores e dos inferiores . Assim terás a glória de todo o mundo, por isso toda obscuridade foge de ti. Esta é a força de toda força, que vence toda coisa sutil e penetra toda coisa sólida . Assim foi criado o mundo . Daqui adaptações maravilhosas das quais este é o modo . Assim sou chamado Hermes Trismegisto, que possui as três partes da filosofia de todo o mundo . O que eu disse está completo no que concerne à operação do Sol.
