Corpus Hermeticum – Asclépio
ZollaMO1
2. Tudo o que cai do alto é um gerador, tudo o que exala para cima é um nutriente.
6-20. Todos os tipos de animais (dotados de alma) têm raízes, que vêm de cima; os inanimados florescem em virtude de uma raiz que vai de baixo para cima… A alma do mundo é nutrida por um movimento sempre incansável.
11. A medida desse ser de duas naturezas que é o homem é, antes de tudo, a religiosidade seguida pela bondade. Isso parece perfeito quando é dotado da virtude do desprezo (despectus) contra todas as coisas diversas…. devemos não apenas desprezar os objetos que desejamos, mas a fonte do vício do desejo, o corpo…
21. …Não apenas Deus, mas todos os seres animados e inanimados possuem os dois sexos; de fato, cada um dos sexos é capaz de procriar e sua união ou unidade é incompreensível e é chamada de Cupido ou Vênus ou ambos… De Deus, senhor de toda a natureza, foi inventado para todos os seres na eternidade e lhes concedeu o mistério da procriação, para o qual são inatos: a suprema caridade, a alegria, a hilaridade, a cupidez, o amor divino, e seria necessário dizer quão forte e necessário é esse mistério, se não fosse conhecido de todos pela contemplação e pela sensibilidade íntima. Pois se você observar aquele momento extremo (extremum temporis) em que chegamos, por fricção frequente, a derramar o produto de uma natureza na outra, verá como uma abduz avidamente o da outra e o esconde em si mesma, e naquele momento, por mistura mútua, as fêmeas obtêm a virtude dos machos e os machos definham com a torpeza feminina. Assim, esse mistério, tão doce e necessário, é perpetrado secretamente, de modo que a divindade que, na mistura dos sexos, mostra-se de natureza bissexual, não deve corar em público diante do escárnio dos não iniciados, ainda mais se homens irreligiosos o virem.
25. … E então o mundo, por causa do tédio dos homens, parecerá não ser admirado e não ser adorado ]. Todo esse bem, que não poderia ter sido ou ser melhor, estará em perigo e será um fardo para os homens e, portanto, este mundo, a obra inimitável de Deus, o edifício glorioso, composto pela variedade multiforme de imagens, a máquina da vontade de Deus, que sem inveja é esbanjada em sua obra, a composição de todas as coisas que podem ser veneradas, louvadas, amadas, será considerada vil e não amada.
De fato, a escuridão será colocada à frente da luz e a morte será julgada mais útil do que a vida, ninguém olhará para os céus, os religiosos serão considerados loucos, os irreligiosos prudentes, os furiosos fortes, os perversos bons. A dolorosa separação entre deuses e homens ocorrerá, apenas os anjos nocivos permanecerão virá a velhice da terra, a irreligiosidade, a desordem, a irracionalidade de todos os bens.
