User Tools

Site Tools


comentarios:zolla:corpus-hermeticum-tratado-xvi-zolla

Corpus Hermeticum – Tratado XVI (Zolla)

ZollaMO1

O maior pecado dos homens para com os deuses é a impiedade, pois cabe aos deuses fazer o bem, aos homens ser piedosos e aos demônios punir.

Todos os outros pecados cometidos pelos homens, seja por perplexidade ou arrogância, seja pela necessidade que é chamada de destino, seja por ignorância, são indiferentes aos deuses; somente a impiedade é afetada pela justiça.

(11)

…Se, portanto, em sua parte pertencente à Verbo (Logos), o homem é atingido pelo sol (e o número total de atingidos pelo sol é pequeno), os deuses estão presos, pois nenhum demônio ou deus tem poder sobre um único raio divino. Quanto aos outros homens, todos eles são puxados para um lado e para o outro, almas e corpos, pelos demônios, e eles amam essas atividades dos demônios dentro de si mesmos. O verbo, e não o amor, desvia o caminho e se perde. Toda a administração de nossa vida está nas mãos dos demônios por meio de nossos corpos, que é o que Hermes chama de destino.

(16)

/home/mccastro/public_html/platonismo/data/pages/comentarios/zolla/corpus-hermeticum-tratado-xvi-zolla.txt · Last modified: by 127.0.0.1