renascenca_platonica:marsilio_ficino:walker-spiritus-mundi-em-ficino

Walker – Spiritus Mundi em Ficino

WALKER, D. P. Spiritual and Demonic Magic: From Ficino to Campanella. Pennsylvania: Pennsylvania State University Press, 2000.

Mas, em De Vita coelitas comparanda, o conceito de espírito é claramente ampliado muito além dos limites de seu significado técnico médico. Ficino aceita aqui uma teoria, de influência astrológica, de origem estoica, que postula um espírito cósmico (spiritus mundi), fluindo por todo o universo sensível e, assim, proporcionando um canal de influência entre os corpos celestes e o mundo sublunar. Uma vez que o mundo, como em Platão e Plotino, é um animal, sua alma, como a nossa, deve ter um “primeiro instrumento” que transmite seus poderes ao seu corpo. Esse meio entre a anima e o corpus mundi, embora análogo ao nosso espírito, não é, diz Ficino, feito como o nosso a partir dos quatro humores (e, em última instância, dos quatro elementos). Mas pode ser chamado propriamente de quinto elemento, quinta essência, ou seja, a substância aristotélica dos céus, o “éter” incorruptível; mas também contém os poderes dos quatro elementos inferiores, de modo que pode entrar e entra nos corpos sublunares comuns. Este espírito cósmico, diz Ficino: é um corpo muito subtil; como se não fosse quente e quase alma. Ou ainda, como se não fosse alma e quase corpo. O seu poder contém muito pouca natureza terrena, mas mais aquosa, ainda mais aérea e o máximo da natureza ígnea e estrelada… Ele vivifica tudo em toda a parte e é a causa imediata de toda a geração e movimento; do que ele (Virgílio) diz: “Spiritus jntus alit…”. Este espírito cósmico, que é também o dos alquimistas, é semelhante ao nosso, de modo que podemos nutrir e purificar nosso próprio espírito, atraindo-o e absorvendo-o. “Sem dúvida, o mundo vive e respira, e nós podemos absorver seu sopro (spiritus)” por meio de nosso espírito, especialmente se torná-lo ainda mais semelhante do que já é por natureza ao spiritus mundi, “isto é, se ele se tornar o mais celestial possível”. Existem várias maneiras de fazer isso. Você pode consumir coisas que contêm uma abundância de espírito cósmico puro, como vinho, açúcar muito branco, ouro, o aroma de canela ou rosas. Para atrair a influência “espiritual” de um planeta específico, você pode usar animais, plantas, pessoas, sujeitos a esse planeta — como alimentos, aromas, conhecidos; Ficino fornece listas desses itens para o Sol e Júpiter. Você pode talvez usar talismãs (imagens); ele é extremamente preocupado e hesitante em relação a eles, mas dedica muito espaço a eles. Finalmente, você deve usar música adequada ao planeta. Aqui, novamente, é a música que é mais fortemente recomendada.

/home/mccastro/public_html/platonismo/data/pages/renascenca_platonica/marsilio_ficino/walker-spiritus-mundi-em-ficino.txt · Last modified: by 127.0.0.1