Excerto de PLATÃO. Sobre a Inspiração Poética (Íon) e sobre a Mentira (Hípias Menor). Tradução do grego, introdução e notas de André Malta. Porto Alegre: LP&M, 2007.
Sócrates
Você fala muito bem! De minha parte, pensei compreender o que você dizia, no momento em que você afirmou que ele fez de Aquiles o melhor e de Nestor o mais sábio; mas quando você falou que de Odisseu o poeta teria feito o mais multiforme – isso, para lhe dizer a verdade, já não sei inteiramente por que razão você afirma… Mas me diga, para ver se a partir daí compreendo melhor: Homero não fez Aquiles multiforme?
Hípias
Nem um pouco, Sócrates, mas o mais direto e o mais verdadeiro, já que nas “Súplicas”, no momento em que os faz dialogar um com o outro, por meio dele Aquiles diz para Odisseu:
(365) Laercida divogênito, multi engenhoso Odisseu,
devo dizer sem reservas então este meu discurso
– o que realizarei, tal qual penso que será.
Pois pra mim é odioso como os portões do Hades o homem
que em seu espírito esconde uma coisa e afirma outra;
eu, porém, direi conforme ainda acontecerá.[6]
Nesses versos ele evidencia a forma de ser de cada homem: como Aquiles, por um lado, era verdadeiro e direto, e Odisseu, por outro, multiforme e mentiroso – pois faz Aquiles dizer a Odisseu esses versos…
Sócrates
Agora, Hípias, já me arrisco a compreender o que você está dizendo. Ao que parece, você está dizendo que o multiforme é mentiroso…
Hípias
Com certeza, Sócrates! Foi desse jeito que Homero fez Odisseu em muitos passos, tanto na Ilíada quanto na Odisseia.
Sócrates
Parecia então a Homero, como era de se esperar, que o homem verdadeiro era um, e o mentiroso, outro – mas não a mesma pessoa…
Hípias
E como não há de ser, Sócrates?
Sócrates
E naturalmente também lhe parece assim, Hípias…?
Hípias
Com toda certeza! Pois seria terrível se não…
Sócrates
Deixemos então Homero, até porque não temos capacidade de perguntar a ele o que tinha em mente ao fazer esses versos. Mas já que você mostra aceitar a causa e concorda com aquilo que afirma que Homero diz, responda em conjunto – por Homero e por você…
Hípias
Assim será. Pergunte, com brevidade, o que quiser…
Sócrates
Você está dizendo que os mentirosos são, por exemplo, incapazes de fazer algo (como os doentes) ou capazes de fazer algo?
Hípias
Capazes – digo eu –, e como! Entre muitas outras coisas, de enganar os homens!