syntheton

sýntheton: algo composto, corpo compósito

1. O problema do syntheton ou do corpo compósito está intimamente relacionado com o das archai e dos stoicheia por um lado e com o da genesis pelo outro. Depende, para a sua solução, do juízo sobre quais são exatamente os corpos ou as unidades básicas dos quais se geram entidades naturais mais complexas. Assim, a investigação procederia logicamente dos archai supremas até aos corpos primários perceptíveis, i. é, os stoicheia, o agrupamento destes em syntheta, até ao problema da composição do syntheton que mais abarque tudo, o próprio kosmos (ver agenetos).

2. Os syntheta podem então ser considerados a três níveis diferentes: os próprios stoicheia tradicionais como corpos compósitos, os corpos naturais como syntheta, e o kosmos como um syntheton, e em cada caso as perguntas apropriadas são «como é que aparecem», «qual é a sua gênese», e «o que constitui a sua unidade?».

Ver, em ordem ascendente, arche, stoicheion, genesis, e para a sua unidade, hen, hexis, holon, tonos. [Termos Filosóficos Gregos, F. E. Peters]