Plotino (205-270): Uma vida de filósofo
Excertos da tradução das Enéadas dirigida por Luc Brisson
Sabemos algo da vida de Plotino através da obra de Porfírio (234-305) redigida trinta anos após a morte de seu mestre: “Sobre a vida de Plotino e sobre a ordem de seus tratados“.
Plotino teria nascido em 205 dC, segundo data estabelecida pelo testemunho de seu médico Eustochius, que foi o único discípulo ao seu lado quando de sua morte. Segundo outras testemunhas Plotino seria originário de “Lico”, no Egito; provavelmente Lycopolis, no alto Egito (atualmente Assiout). Entretanto Plotino não era egípcio, seu nome é latino e sua cultura grega. Ao que parece sua família era rica e culta, tendo recebido uma educação completa, iniciando sua busca aos vinte e sete anos, dirigido por um mestre de filosofia, Ammonius Saccas, que seguiu durante dez anos.
Em 243, Plotino deixou Alexandria e a escola de Ammonius para seguir o imperador em campanha contra os persas, segundo Porfírio para experimentar a filosofia prática dos persas assim como conhecer a filosofia da Índia. Desta empreitada, seguiu para Roma, abrindo escola filosófica em 246. Depois de dez anos, começou então a redigir seus tratados aos quarenta nove anos de idade.
NOSSAS PÁGINAS: