neoplatonismo:olimpiodoro-jovem:start

Olimpiodoro o Jovem

Olimpiodoro, o Jovem (século VI), escreveu uma Vida de Platão e comentou o Fédon, o Filebo, o Gorgias, o Alcibíades I, as Categorias, os Meteoros e a Isagoge. Foi professor de Elias e de David, o Armênio, que comentaram as Categorias e a Isagoge. (Fraile)


O sucessor seguinte de Amônio, Olimpiodoro, sente-se absolutamente livre para afirmar que a teurgia nos proporciona a união com o inteligível. O contexto de sua afirmação é muito interessante. Após discutir cinco níveis de virtude, ele atribui um papel à teurgia ao lado da filosofia. Curiosamente, ele não segue explicitamente a ideia de Jâmblico de que existe um nível especial de virtude humana suprema, a teúrgica, o que implicaria que outros humanos são menos virtuosos do que os teurgos. Mas no ponto em que isso poderia ter sido mencionado, ele admite que, enquanto a filosofia nos torna intelecto, a teurgia nos proporciona a união com o inteligível (Comentário sobre o Fédon, Palestra 8, parágrafo 2, linhas 1-20 Westerink).

Isso coloca Olympiodorus em algum lugar entre os seguidores atenienses de Jâmblico, por um lado, e Plotino e Porfírio, por outro.

neoplatonismo/olimpiodoro-jovem/start.txt · Last modified: by mccastro