Porfírio (Commentarios Tratado 30) – Da Natureza, Contemplação, e do Uno

VIDE Tratado 30

DO PENSAMENTO.

12. (1) O pensamento não é o mesmo em toda a parte; difere segundo a natureza de cada ser. Na inteligência, é intelectual; na alma, é racional; na planta, é seminal; enfim, é superior à inteligência e à existência no princípio que as ultrapassa.

DA VIDA.

13. (7) A palavra “corpo” não é a única que pode ser tomada em sentidos diferentes; o mesmo acontece com “vida”. Há uma diferença entre a vida da planta, do animal, da alma, da inteligência e da superinteligência. De fato, as entidades inteligíveis são vivas, embora as coisas que delas procedem não possuam uma vida semelhante à sua.

DO UM.

14. (8) Pela (utilização da) inteligência pode-se dizer muitas coisas sobre o (princípio) supra-intelectual. Mas ele pode ser visto muito melhor pela ausência de pensamento do que pelo pensamento. Este é o mesmo caso do sono, do qual se pode falar, até certo ponto, durante a condição de vigília; mas do qual nenhum conhecimento de percepção pode ser adquirido a não ser dormindo. De fato, o semelhante só é conhecido pelo semelhante; a condição de todo o conhecimento é que o sujeito seja assimilado ao sujeito.