Plotino – Tratado 53,11 (I, 1, 11) — Isso que somos e isso que somos responsáveis (2)

traduzindo MacKenna

11. Na infância a principal atividade é na Parelha e há pouca irradiação dos princípios superiores de nosso ser; mas quando estes princípios superiores agem de modo fraco ou raro sobre nós sua ação é voltada para o Supremo; eles trabalham sobre nós apenas quando permanecem no ponto central.

Mas não inclui o “Nós”, esta fase de nosso ser que se encontra acima do ponto central?

Não, a não ser que o apreendamos: nossa natureza por inteiro não é nossa todos os momentos mas somente enquanto dirigimos o ponto central para cima ou para baixo, ou conduzimos alguma fase particular de nossa natureza da potencialidade ou caráter nativo, em ato.

E os animais, de que maneira ou grau possuem o Animado?

Se há neles, como a opinião indica, Almas humanas que pecaram, então o Princípio-Animador em sua fase separável não entra diretamente dentro do bruto; está lá mas não lá para eles; eles estão cientes somente da imagem da Alma (apenas da Alma inferior) e desta somente por estar ciente do corpo organizado e determinado por aquela imagem.

Se não há Alma humana neles, o Animado é constituído para eles pela radiação da Alma-Total.

Igal

Bouillet

Bréhier

Guthrie

MacKenna

  1. Aquí la parte intermedia se refiere no a la raciocinativa, sino a la imaginativa, centro de la consciencia (Introd. gen., secc. 68).[]
  2. En la teoría pitagórico-platónica de la transmigración, aceptada por Plotino (III 3, 4, 41-43; III 4, 2, 16-30; VI 7, 6, 33-36).[]
  3. Es decir, está presente, pero no activamente presente.[]
  4. Este destello es la imagen del alma, sólo que, en el caso de las bestias, proviene del Alma cósmica.[]
Postagens em