Focalizando especialmente Parmênides, Empédocles e a tradição pitagórica, o filósofo inglês Peter Kingsley, escreveu notáveis estudos sobre os pré-socráticos.
Por exemplo, seu livro Ancient Philosophy, Mystery, and Magic se divide em três grandes partes: Filosofia, Mistério e Magia. A primeira parte começa a investigação pelos Elementos de Empédocles, aqueles que ele chamava de “Raízes”, razão pela qual este primeiro capítulo se intitula: “De volta às raízes”. Segue uma excelente análise do que poderia ser o elemento aither e aer, posteriormente confundidos como um único elemento, o ar. Enfrenta-se então o “Desafio” de entender a relação entre deuses e elementos, segundo a própria indicação de Empédocles. Finalmente se conclui a primeira parte falando do Sol.
A segunda parte, Mistério, investiga o contexto geográfico de Empédocles como elucidativo de seu tratamento do Hades e do fogo interior à Terra. Começa-se com uma introdução sobre a Sicília, terra de Empédocles. Em seguida se toma o Mito do Fédon e se analisa sua geografia, fontes e estrutura. Passa-se para a já conhecida relação de Platão com Orfeu, resgatando o mito de sua descida ao Inferno, com todas as conotações possíveis com Empédocles e o mito do Fédon. A questão se estende pela investigação das crateras vulcânicas como caldeirões, no capítulo “Mixing-Bowl”, articulando nesta análise ainda o mito do Fédon, o mito de Orfeu (em particular seu poema “Cratera”), e o ensinamento de Empédocles. Esta parte encerra com um estudo dos “Sábios Homens e Mulheres” da tradição pitagórica e por fim uma análise da afirmação de toda esta tradição, de um fogo interior central na Terra. Uma crítica aos principais erros cometidos pelos intérpretes destes mitos e desta tradição fecham a segunda parte do livro.
A última parte, Magia, trata de Empédocles enquanto Mago, e aborda muitos aspectos das lendas que dizem algo da vida, andanças e feitos deste pré-socrático. Seu vínculo com os pitagóricos assim como aspectos notáveis destes últimos dão a esta parte um caráter especial dentro do livro.
Recomendo esta entrevista: